Lisboa, 2 de dezembro de 2025 – A Hovione, CDMO global integrado, e a GEA, um dos maiores fornecedores mundiais de sistemas e componentes para as indústrias alimentar, de bebidas e farmacêutica, reforçaram a sua parceria de longa data para oferecer novos níveis de flexibilidade e simplicidade na compressão contínua de comprimidos. Este aprofundamento da colaboração resultou no desenvolvimento do ConsiGma® CDC Flex, uma plataforma de última geração que torna a compressão direta contínua (CDC) mais flexível, eficiente e económica.
Apresentado a um público mais restrito no “Advancing Continuous Tableting Seminar”, organizado pela GEA e Hovione no início de outubro, e posteriormente no CPHI Frankfurt para uma audiência mais vasta, o novo sistema representa um marco significativo na parceria entre as duas empresas.
O ConsiGma® CDC Flex representa um avanço significativo no desenvolvimento e na produção de formas farmacêuticas sólidas orais. Em conjunto, as empresas desenvolveram um equipamento versátil e um conjunto de componentes opcionais automatizados — conhecido como SimpleCT — que simplificam a operação, aumentam a eficiência e o controle, e melhoram a segurança do operador. Esses desenvolvimentos inovadores foram concebidos para maximizar a versatilidade e a facilidade de utilização, oferecendo um fluxo de trabalho mais simples, com controlos automatizados e interfaces inteligentes.
O CDC Flex foi concebido para operar em três configurações de processo diferentes: continuamente a baixo ou altos débitos, ou em modo descontinuo com compressão direta e imediata do produto pré-misturado — com taxas de produção de 1 a 200 kg/h. O equipamento pode também processar lotes de I&D de 1,5 kg. Isso é possível graças à capacidade de alternar rapidamente entre misturadores contínuos de diferentes tamanhos dentro de um único equipamento.
“Esta nova adição ao portfólio ConsiGma® foi concebida como um sistema verdadeiramente versátil, capaz de oferecer soluções para operações tanto de alto como de baixo débito”, afirmou o Dr. Jim Holman, Senior Director Technology Management, GEA Pharma Solids. “Essa agilidade torna o CDC Flex ideal tanto para projetos de I&D como para produção em escala comercial. Além disso, para empresas com um vasto portfólio de produtos que procuram beneficiar das vantagens que o CDC oferece, existe agora uma solução: máxima flexibilidade em compressão direta contínua.”
“Acreditamos que a compressão contínua de comprimidos oferece um valor significativo aos nossos clientes, principalmente ao acelerar o tempo de lançamento no mercado por meio de uma fase de desenvolvimento mais curta e ao aumentar a flexibilidade da cadeia de fornecimento. Também ajuda a reduzir os custos de desenvolvimento, enquanto melhora a qualidade e a sustentabilidade do produto”, referiu Filipe Gaspar, Vice President of Technology Intensification na Hovione. “Através da nossa colaboração com a GEA pretendemos avançar na produção em contínuo de formas farmacêuticas sólidas orais, tornando a tecnologia mais padronizada, acessível e economicamente viável para os clientes da indústria farmacêutica.”