Notícias
Hovione distinguida com o Prémio Leonardo da Vinci 2025
Atribuído pela Associação Hénokiens e pelo Château du Clos Lucé

Lisboa, 25 de setembro de 2025 – A Hovione, empresa multinacional e familiar fundada em Portugal, especializada no desenvolvimento e fabrico de produtos farmacêuticos, foi distinguida com o Prémio Leonardo da Vinci 2025, atribuído pela Associação Hénokiens e pelo Château du Clos Lucé. Na sua 14.ª edição, o prémio foi entregue em Lisboa a Diane Villax, fundadora e membro do Conselho de Administração da Hovione, pelo antigo vice-primeiro-ministro português, Paulo Portas, perante uma audiência de líderes empresariais e figuras públicas.
«Este prémio reconhece o compromisso da Hovione com a ciência, a inovação e o serviço aos pacientes em todo o mundo. Reflete os valores que nos têm guiado desde o início – honestidade, integridade, rigor científico e trabalho em equipa – com uma visão de longo prazo que coloca as pessoas e o progresso no centro. Acima de tudo, é uma homenagem aos colaboradores da Hovione, cuja paixão e dedicação garantem que continuemos, em todos os sentidos, In it for life”, afirmou Diane Villax, fundadora e membro do Conselho de Administração da Hovione.
«Este reconhecimento reforça a nossa determinação em construir o futuro com base na nossa herança, cultura e paixão dos nossos colaboradores, à medida que expandimos o nosso alcance global a parceiros e pacientes. Continuamos dedicados a promover a inovação, aprofundar as parcerias com a indústria farmacêutica e, em última análise, ajudar a disponibilizar medicamentos que melhoraram a vida das pessoas», afirmou Jean-Luc Herbeaux, CEO da Hovione.
Fundada em 1959, a Hovione continua a ser uma empresa familiar, que emprega cerca de 2.500 pessoas em cinco instalações (Loures e Seixal - Portugal; Nova Jérsia - EUA; Cork - Irlanda; e Macau), dois centros de I&D e oito escritórios em todo o mundo. Com uma sólida base científica, a empresa apoia a indústria farmacêutica a resolver os desafios mais complexos, tendo contribuído, na última década, para a aprovação de 29 novos medicamentos pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA - representando em alguns anos até 10% do total -, melhorando assim a vida de cerca de 80 milhões de pacientes todos os anos.
A Hovione desempenhou um papel decisivo em alguns dos maiores avanços da saúde pública mundial - desde a produção da ivermectina, o tratamento vencedor do Prémio Nobel para a cegueira dos rios, até à produção de três dos quatro medicamentos para a hepatite C que curaram mais de 4 milhões de pacientes, possibilitando ainda o primeiro tratamento aprovado para a COVID-19 no mundo, o Veklury®, que beneficiou 6,5 milhões de pacientes.
Para além da ciência, a empresa tem demonstrado um forte compromisso com a sociedade, com a doação de cerca de 1 milhão de frascos de gel desinfetante durante a pandemia, o investimento na educação, com o apoio à Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova, a contribuição financeira significativa para a NOVA School of Business and Economics, entre outros apoios à educação e ciência, tendo-se tornado recentemente no novo patrocinador oficial da Seleção Nacional Portuguesa de Râguebi, incluindo o apoio ao desenvolvimento de jovens talentos.
Sobre a Hovione
A Hovione é uma empresa internacional com mais de 60 anos de experiência em desenvolvimento farmacêutico e operações de produção. Como Organização de Desenvolvimento e Fabricação de Contratos (CDMO), possui uma oferta integrada de serviços para princípios ativos, intermediários de medicamentos e produtos farmacêuticos. A empresa possui quatro fábricas, nos EUA, Portugal, Irlanda e China e laboratórios de desenvolvimento em Lisboa, Portugal e Nova Jersey (EUA). A Hovione fornece serviços de desenvolvimento e fabrico em conformidade de medicamentos inovadores, incluindo compostos altamente potentes e soluções personalizadas de produtos. A cultura de empresa da Hovione assenta na inovação, qualidade e fiabilidade. A Hovione é membro do Rx-360, EFCG, participando ativamente em iniciativas de melhoria da qualidade dos processos e de elevação dos padrões globais da indústria.
Sobre a Associação Henokiens
A Associação Internacional Henokiens, criada em França em 1981, reúne empresas familiares bicentenárias de todo o mundo. Os descendentes dos fundadores ainda são os proprietários ou acionistas majoritários das 57 empresas membros, sediadas em 10 países. Através dos seus membros e dos valores que eles incorporam, a associação visa promover o conceito de empresa familiar como alternativa às multinacionais. www.henokiens.com
Sobre o Château du Clos Lucé
O Château du Clos Lucé - Parc Leonardo da Vinci, localizado em Amboise, é a residência onde Leonardo da Vinci se estabeleceu em 1516 a convite do rei Francisco I. Nomeado «Primeiro Pintor, Engenheiro e Arquiteto do Rei», trabalhou incansavelmente em inúmeros projetos antes de falecer há 500 anos. A família Saint Bris é proprietária da propriedade desde 1855 e abriu este marco cultural ao público quase cem anos depois, em 1954. A missão da família é transmitir ao maior número possível de pessoas o património universal, a memória e o conhecimento da obra de Leonardo da Vinci. Em 2019, o Château du Clos Lucé recebeu 520.000 visitantes, dos quais 25% provenientes do estrangeiro. É o 3.º monumento mais visitado do Vale do Loire. Graças às tecnologias digitais, o Clos Lucé prossegue a sua transformação digital e, em junho de 2021, inaugurou as Galerias Leonardo da Vinci Pintor e Arquiteto, um novo espaço cultural de 500 metros quadrados. Os visitantes são imersos no processo criativo e em toda a obra pictórica do génio renascentista através de um espetáculo audiovisual imersivo. www.vinci-closluce.com/en