Notícias

Comunicado de Imprensa / 12 Nov 2021

Hovione investe €146 milhões em plano de expansão global

Farmacêutica portuguesa anuncia aumento de capacidade das instalações em Portugal, Irlanda e EUA e criação de 300 postos de trabalho.

Milão, 12 de Novembro, 2021 – A Hovione vai investir 146 milhões de euros na expansão das instalações industriais em Portugal, na Irlanda e em Nova Jérsia, nos EUA, no âmbito de um plano de crescimento global que aumentará capacidade em cerca de 25%. O anúncio foi feito pelo CEO, Guy Villax, e pelo COO, Jean-Luc Herbeaux, na CPhI Worldwide, em Milão, a maior feira global da indústria farmacêutica.

O investimento pretende apoiar o crescimento do negócio de desenvolvimento e produção de novos fármacos e responder à crescente procura por serviços integrados pela indústria farmacêutica global. A expansão será acompanhada por um aumento significativo da equipa global da Hovione, com a criação de mais de 300 novos postos de trabalho em todo o mundo, dos quais 150 em Portugal.

Em Portugal, a expansão materializa-se pelo início das operações de um novo edifício em Loures, que vai permitir aumentar a capacidade de produção de Ingredientes Farmacêuticos Potentes (HPAPI) para o mercado farmacêutico global. preparado para receber novos equipamentos de alta tecnologia, nomeadamente spray dryers para facilmente responder às crescentes necessidades do mercado global de medicamentos.

Nos EUA, a empresa acrescentou às suas instalações um novo edifício com 2900m2, o que representa a concretização da criação do Campus Hovione em East Windsor, Nova Jérsia. O edifício vai reforçar a capacidade comercial da operação de spray drying até 2023 e consolidar a oferta integrada da empresa: da produção de ingredientes ativos (API), à engenharia de partículas e medicamentos. Esta expansão permite responder às necessidades dos clientes que requisitam que os ciclos de desenvolvimento e de fabrico dos produtos sejam elaborados nos EUA.

A capacidade da unidade de Cork, na República da Irlanda, também será melhorada para permitir a produção de Ingredientes Farmacêuticos Potentes (HPAPI) e para facilitar a integração de projetos de Fabrico de Substâncias Farmacêuticas de diferentes dimensões. A fábrica também receberá um novo spray drying de escala comercial para responder ao crescimento da procura de serviços de engenharia de partículas.

Para Guy Villax, CEO da Hovione, “Estar “In it for life” é o compromisso da Hovione, e a melhor maneira de o cumprir é através da expansão. A nossa estratégia de crescimento orgânico e sustentável permite-nos continuar alinhados com os valores que nos têm guiado há mais de 60 anos”.

“Estes investimentos reforçam a nossa oferta integrada, proporcionando aos nossos clientes uma melhor experiência. Estamos a cumprir os nossos compromissos com os clientes e com os seus doentes em todo o mundo, investindo nas melhores instalações e nas pessoas para melhor cumprir a nossa missão de garantir que nossos clientes chegam ao mercado com medicamentos de qualidade, seguros e eficientes” diz Jean-Luc Herbeaux, COO da Hovione.


Sobre a Hovione

Fundada em 1959, a multinacional Hovione tem hoje laboratórios e fábricas em Portugal, na Irlanda, em Macau e nos Estados Unidos da América. A Hovione investiga e desenvolve novos processos químicos e produz princípios ativos para a indústria farmacêutica mundial. Com sede em Loures, a empresa emprega cerca de 2000 pessoas em todo o mundo, das quais cerca de 1300 em Portugal. A Hovione é o maior empregador privado de doutorados em Portugal e tem presentemente oito programas de doutoramento e oito de mestrado a decorrer na Empresa. A sua atividade de investigação e desenvolvimento em Portugal emprega mais de 220 técnicos e cientistas.

Saiba mais em Hovione.com




Também em Notícias