Press Release / May 26, 2017

Hovione forma parceria com instituições de ensino para a criação de curso de analistas químicos

Primeiro Contrato do Programa 9°W representa um investimento em infraestrurura de formação de um milhão de Euros

• Primeiro curso arranca em Janeiro de 2018 e vai preparar 24 analistas químicos para carreiras na industria farmacêutica;
  • Parceria entre o Hovione e consorcio académico vai formar profissionais altamente qualificados numa área de elevada empregabilidade.

Lisboa, 24 de Maio de 2017:  A Hovione assinou hoje, com um consórcio de quatro instituições do ensino superior, secundário regular e profissional, o primeiro contrato do Programa 9oW para o arranque de um curso de analistas químicos a iniciar em Janeiro de 2018. Esta iniciativa representa um investimento de um milhão de Euros e vai formar 12 analistas químicos por semestre pelo menos durante três anos.

O consórcio é formado pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), pela Escola Secundária Fonseca de Benevides, pela Escola Profissional de Educação para o Desenvolvimento e pela Escola Profissional de Setúbal.

«Com este projeto a Hovione pretende trabalhar em conjunto com o sistema de ensino Português para colmatar a escassez de recursos humanos nesta área, permitindo que estudantes provenientes de cursos de formação profissional ou do ensino secundário se tornem analistas químicos. Não é só uma questão de criar emprego, vamos dar oportunidades de carreira», sublinhou Guy Villax, Administrador Delegado da Hovione.

A Hovione vai financiar a instalação no ISEL de um laboratório de química analítica completamente dotado do mais moderno equipamento. Neste espaço os estudantes que já receberam formação durante dois anos (junto das instituições do consorcio e não só) irão receber formação pratica e especializada durante 6 meses num ambiente que reúne as condições necessárias ao desenvolvimento das competências necessárias para que possam ingressar com sucesso nos laboratórios analíticos da indústria farmacêutica. O início do primeiro curso de analistas químicos está previsto para 15 de Janeiro de 2018. No final do curso é expectável que haja grande procura de analistas com estas competências.

Com o Programa 9oW, lançado em Setembro de 2016, a Hovione propõe-se trabalhar em parceria com Instituições Académicas, ao longo de três anos, para desenvolver projetos inovadores, relevantes que respondam às atuais e futuras necessidades da Empresa e da indústria farmacêutica em geral.

A Hovione investiga e desenvolve novos processos químicos e produz princípios ativos para a indústria farmacêutica mundial. Emprega mundialmente cerca de 1700 pessoas, das quais 830 em Portugal. A Hovione é o maior empregador privado de doutorados em Portugal (59) e tem presentemente sete alunos de doutoramento na Empresa. A sua atividade de investigação e desenvolvimento em Portugal emprega 246 técnicos e cientistas.

programa-9w-cerimonia-assinatura

Legenda (da esquerda para a direita):
João Santos (Escola Fonseca Benevides), Mª Celeste Serra (ISEL), Alexandra Costa (ISEL), Sónia Amaral (Hovione), Joana Bicudo (Hovione), João Alves da Silva (ISEL), Guy Villax (Hovione), Jorge de Sousa (ISEL), Ricardo González Felipe (ISEL), Paulo Martins (EPED), Marta Duque (EPED) e Mª Manuela Figueiredo da Silva (Escola Fonseca Benevides).

A farmacêutica portuguesa Hovione anunciou na quinta-feira que se tornou a primeira empresa em Macau a ser reconhecida como 'Top Employer', uma certificação atribuída pela excelência das práticas de gestão de pessoas. O diretor de recursos humanos da Hovione Macau, Douglas Lau, disse que esta distinção "é uma verdadeira conquista" e que "demonstra que as empresas em Macau podem oferecer o mesmo ambiente de trabalho de alta qualidade que em qualquer outro lugar do mundo". A certificação é "também mais uma demonstração de como a Hovione cria empregos que têm valor real tanto para os membros da nossa equipa como para a sociedade em geral", acrescentou, em comunicado. O responsável lembrou que a Hovione, que se estabeleceu em Macau em 1986, recebe hoje a medalha de Mérito Industrial e Comercial, atribuída pelo Governo local, nos 24 anos da Região Administrativa Especial chinesa. Em dezembro, o diretor-geral da empresa em Macau, Eddy Leong, disse à Lusa que a medalha concecida pelo Governo de Macau é "uma grande honra" e reflete a "longa e bem-sucedida" história da Hovione no território. Ao destacar a "equipa forte" dedicada "à investigação e à qualidade", com "diversos êxitos" obtidos, o chefe do Governo de Macau, Ho Iat Seng, referiu que a expansão do negócio da Hovione "no mercado asiático está já a aproveitar as oportunidades proporcionadas pelo desenvolvimento da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau", contribuindo para o desenvolvimento da indústria de `big health` de Macau e a diversificação da economia, de acordo com uma nota oficial, divulgada em dezembro. A Zona de Cooperação Aprofundada, em Hengqin, é um projeto lançado por Pequim, em 2021, gerido conjuntamente pela província de Guangdong e Macau, com uma área de cerca de 106 quilómetros quadrados e uma população de mais de 53 mil habitantes. Fundada em 1959, a Hovione sublinhou ter recebido a certificação `Top Employer` pelo segundo ano consecutivo, nas outras três fábricas e laboratórios que opera em Portugal, na Irlanda e nos Estados Unidos. A farmacêutica foi uma das 49 empresas em Portugal a obter esta certificação do Top Employers Institute, uma entidade internacional que distingue e certifica, a nível global, as condições que as empresas criam para os seus trabalhadores.   Leia o artigo completo em RTP

Press Clipping

Farmacêutica portuguesa primeira empresa considerada 'Top Employer' em Macau