Notícias

Press Clipping / Mar 18, 2021

Sabe o que é uma empresa B Corp? Há cerca de 20 em Portugal

Executive Digest, 18 Março 2021

exterior view building s in Lisbon sustainability

Há empresas que se distinguem por cumprirem as melhores práticas em áreas como governance, colaboradores, ambiente, comunidade e clientes. Aquelas que preenchem todos os requisitos necessários podem conquistar a certificação B Corp, cuja comunidade global é composta atualmente por 3.821 companhias de 74 países e 150 indústrias diferentes.

Segundo a Too Good To Go, dedicada ao combate ao desperdício alimentar e uma das empresas com esta certificação, existem cerca de 20 organizações em Portugal com o estatuto de B Corp, nomeadamente Hovione, Sair da Casca, Fair Bazaar, Stone Soup, Code For All, Symington, Abreu Advogados, Agri Marketplace, Phytoderm, Bright Concept, Bio Ruma, Impactrip e The Manipedi.

Os números são apresentados por ocasião do mês oficial da certificação B Corp, celebrado em março. Por todo o mundo, empresas com este selo estão a assinalar o que significa ser um negócio com propósito e impacto positivo – desde a Patagonia à Alpro, passando pela Just Water.

«Num mundo em que as alterações climáticas são cada vez mais evidentes, o objetivo principal dos negócios deve ser mais do que gerar valor para benefício próprio; deve ser criar e acrescentar valor para todos. Acreditamos que na Too Good To Go estamos no caminho certo e a certificação B Corp é uma forma de compromisso e reconhecimento perante todos os nossos utilizadores, parceiros e colaboradores», comenta Madalena Rugeroni, country manager da Too Good To Go Portugal e Espanha.

Já Luís Amado, responsável do B Lab Europe Portugal, sublinha como as empresas podem ser uma força poderosa para mudar o mundo No entanto, para o conseguirem, «não basta fazerem tudo bem, é preciso fazerem coisas boas».

«No movimento B Corp ajudamos as empresas a fazer cada vez mais coisas boas e bem feitas, através da disponibilização de ferramentas de gestão e certificação e da partilha de boas práticas com a comunidade B Corp, em todo o mundo», explica o responsável, em comunicado.

 

Saiba mais em Certificação B Corp


 

 

 

 

Também em Notícias

See All

A farmacêutica portuguesa Hovione anunciou na quinta-feira que se tornou a primeira empresa em Macau a ser reconhecida como 'Top Employer', uma certificação atribuída pela excelência das práticas de gestão de pessoas. O diretor de recursos humanos da Hovione Macau, Douglas Lau, disse que esta distinção "é uma verdadeira conquista" e que "demonstra que as empresas em Macau podem oferecer o mesmo ambiente de trabalho de alta qualidade que em qualquer outro lugar do mundo". A certificação é "também mais uma demonstração de como a Hovione cria empregos que têm valor real tanto para os membros da nossa equipa como para a sociedade em geral", acrescentou, em comunicado. O responsável lembrou que a Hovione, que se estabeleceu em Macau em 1986, recebe hoje a medalha de Mérito Industrial e Comercial, atribuída pelo Governo local, nos 24 anos da Região Administrativa Especial chinesa. Em dezembro, o diretor-geral da empresa em Macau, Eddy Leong, disse à Lusa que a medalha concecida pelo Governo de Macau é "uma grande honra" e reflete a "longa e bem-sucedida" história da Hovione no território. Ao destacar a "equipa forte" dedicada "à investigação e à qualidade", com "diversos êxitos" obtidos, o chefe do Governo de Macau, Ho Iat Seng, referiu que a expansão do negócio da Hovione "no mercado asiático está já a aproveitar as oportunidades proporcionadas pelo desenvolvimento da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau", contribuindo para o desenvolvimento da indústria de `big health` de Macau e a diversificação da economia, de acordo com uma nota oficial, divulgada em dezembro. A Zona de Cooperação Aprofundada, em Hengqin, é um projeto lançado por Pequim, em 2021, gerido conjuntamente pela província de Guangdong e Macau, com uma área de cerca de 106 quilómetros quadrados e uma população de mais de 53 mil habitantes. Fundada em 1959, a Hovione sublinhou ter recebido a certificação `Top Employer` pelo segundo ano consecutivo, nas outras três fábricas e laboratórios que opera em Portugal, na Irlanda e nos Estados Unidos. A farmacêutica foi uma das 49 empresas em Portugal a obter esta certificação do Top Employers Institute, uma entidade internacional que distingue e certifica, a nível global, as condições que as empresas criam para os seus trabalhadores.   Leia o artigo completo em RTP

Press Clipping

Farmacêutica portuguesa primeira empresa considerada 'Top Employer' em Macau

Jan 19, 2024