Perguntas e Respostas - Hovione

As perguntas e as respostas sobre a Hovione estão aqui

O que é a Hovione?

A Hovione é uma empresa que nasceu em Portugal em 1959 e que se dedica ao fabrico de princípios ativos para a indústria farmacêutica.
Os seus clientes estão situados maioritariamente nos Estados Unidos, Canadá, Europa e Japão, e vão desde empresas pequenas (as Biotechs da NASDAQ) até ás grandes empresas farmacêuticas globais assim como as grandes empresas de genéricos.
É uma empresa industrial de base científica.
É uma das maiores exportadoras nacionais.
Tem centros de I&D no Lumiar e em Nova Jersey; fábricas em Loures, Macau e na Irlanda; e escritórios em Hong Kong, Osaka e Mumbai.

A Hovione em números

Tem mais de 1000 colaboradores em Portugal e mais de metade tem formação superior – desses mais de metade são mulheres.
É o maior empregador nacional privado de doutorados (mais de 80)
100% da produção é exportada. A Hovione serve clientes exigentes nos mercados mais altamente regulamentados.

Processo de recrutamento

A área de Recursos Humanos tem a responsabilidade por todos os processos de recrutamento. O ponto de partida de todos os processos de recrutamento é via o website Carreiras.

Nota: Não são aceites CVs submetidos por outros meios, somente pelo website Carreiras.

Decisões de recrutamento

O critério de selecção inclui qualificações (o que a pessoa estudou, onde trabalhou, estagiou, que mais fez…), mas o factor diferenciador é a personalidade.

Fornecedores

Uma compra pressupõe a procura de um encaixe feliz entre duas partes.

Escolhemos fornecedores cujos valores se assemelham aos nossos, queremos construir relações de longo prazo, prezamos a qualidade e a fiabilidade.

Sempre que algum fornecedor julgue tem algo de inovador ou interessante que se encaixe nas necessidades potenciais da Hovione – pode comunicar através do e-mail purchasing@hovione.com ou inscrevendo-se na plataforma Supplier Self-Service.

Só quando um fornecedor é criado no nosso sistema é que estamos aptos a aceitar propostas e fornecimentos.

Por que razão há medicamentos muito caros e outros muito baratos?

A Hovione serve as empresas inovadoras que vendem produtos sob patente assim como fornece as empresas de produtos genéricos (isto é, cujas patentes caducaram). Isto é participamos em processos muito inovadores e fazemos parte da equipa que lança produtos novos, muitas vezes muito caros, que pela primeira vez tratam e curam doenças. A outra metade das nossas vendas dirigem-se às empresas de genéricos que fornecem medicamentos de alta qualidade a preços muito económicos.

Uma patente tem uma vida limitada de 20 anos. O desenvolvimento pré-clínico e clínico de um medicamento demora cerca de 8 a 12 anos, pelo que a vida comercial do medicamento protegido por patente é só de 8 a 12 anos. Durante esse período os rendimentos têm de pagar o desenvolvimento desse medicamento assim como gerar lucros suficientes para remunerar o alto risco de quem financiou o desenvolvimento do medicamento. Pois dos 5 milhares de medicamentos em desenvolvimento atualmente não mais de 50 por ano são aprovados, os restantes só deram / vão dar prejuízo.

A actividade da Hovione polui?

A Hovione cumpre com rigor todas as suas obrigações de acordo com a Lei e com as diversas licenças que as autoridades lhe passam. A empresa é regularmente e frequentemente inspecionada por varias autoridades nacionais e pelas agências do medicamento Americana, Europeia e Japonesa, assim como as de outros países. A empresa é auditada quase todas as semanas por clientes.

A Hovione investe regularmente em novos equipamentos e tecnologias de proteção do ambiente e de eficiência energética.

Uma das atividades principais da Hovione é a síntese química; é com reações químicas que construímos as moléculas dos medicamentos mais modernos. Somos muitas vezes obrigados a usar substancias perigosas e conseguimos controlar o risco inerente graças ao nosso profundo conhecimento da química e da engenharia do processo.

Quer visitar a Hovione para conhecer e perceber melhor o que fazemos?

Inscreva-se num dos nossos “Dias de Porta Aberta” anuais.