Comunicados à Imprensa - 26.09.2000

Hovione reforça investimento em Macau

Plano prevê aumento da capacidade produtiva e ampliação da fábrica

  • Investimento total de 5,5 milhões de contos.
  • Plano prevê, até 2002, a duplicação da capacidade de produção e o aumento da capacidade de investigação
  • A médio prazo, prevê a construção de um espaço adicional e a instalação do projecto GreencycleTM.
  • Inaugurada em 1986, a fabrica de Macau é responsável por um terço da produção total da empresa.
  • Exporta para os EUA, União Europeia, Japão e Austrália.

A Hovione, multinacional portuguesa especializada na área da ciência da saúde, vai investir na sua fábrica de Macau cerca de 5,5 milhões de contos, correspondentes a um plano de desenvolvimento que prevê, até 2002, a duplicação da capacidade de produção e, a médio prazo, a ampliação do complexo fabril.

Visando o aumento da capacidade produtiva a Hovione investirá cerca de 3,3 milhões de contos que permitirão dotar a fábrica de novas linhas de produção e de uma maior capacidade em investigação e desenvolvimento, a área em que a empresa mais aposta e na qual despende anualmente 8% do seu volume de vendas ( 11 milhões de contos/ano). 

A médio prazo, a Hovione prevê a expansão daquela fábrica com a construção de um espaço adicional de 4 hectares, que representará a quadriplicação da actual dimensão. O investimento, que atinge 2,2 milhões de contos, inclui ainda a instalação do projecto GreenCycleTM, uma tecnologia de tratamento de desperdícios que reduz consideravelmente o consumo de matérias-primas, minimizando o impacto ambiental e os custos financeiros da actividade fabril. 

A área ambiental tem merecido grande dedicação por parte da Hovione que desde 1990 já investiu em protecção ambiental mais de dois milhões de contos. A comprová-lo está a atribuição pela Comissão Europeia e pelo Programa Ambiental das Nações Unidas do prémio de “Melhor Meio Ambiente na Indústria”, em 1992. 

Macau representa 30% do volume de negócios da Hovione

Fundada em 1959 por Ivan Villax, um engenheiro químico empenhado no desenvolvimento de tetraciclinas e costicosteróides anti-inflamatórios, a Hovione estabeleceu-se em Portugal em 1969, com a construção da fábrica de Loures, à qual se junta, em 1986, a unidade de Macau, que representa hoje 30% do volume de negócios da empresa.

Durante os primeiros 13 anos de actividade dedicada exclusivamente à produção, a fábrica de Macau viu entrar em funcionamento o ano passado o departamento de investigação e desenvolvimento. A inauguração deste departamento permitiu aumentar com sucesso os recursos de I&D da empresa, justificando-se assim o investimento de capacidade previsto nesta área.

Beneficiando da proximidade da República Popular da China para o aprovisionamento em matérias-primas, 80% das quais são provenientes deste país asiático, a fábrica é responsável por um terço da produção total da Hovione exportando para os mercados dos Estados Unidos, UE, Japão e Austrália.

Com um volume de negócio de 15 milhões de dólares, a Hovione Macau tem uma capacidade reaccional de cerca de 100 m3, produzindo antibióticos e elaborando contratos de desenvolvimento de processos com multinacionais europeias. 

Dos produtos genéricos ao “out-sourcing”

A subcontratação em exclusivo para terceiros, ou “outsourcing”, é aliás uma das duas vertentes de negócio da Hovione, sendo a outra a fabricação de produtos genéricos, actividade com a qual iniciou o seu negócio.

Exportando a totalidade da sua produção para mercados tão exigentes como o dos Estados Unidos, Japão, União Europeia e Austrália, a Hovione iniciou a sua actividade com os produtos genéricos, uma actividade que desenvolve através de processos de síntese próprios.

No que respeita a segunda vertente do negócio, a Hovione desenvolve todos os serviços técnicos desde a fase de desenvolvimento laboratorial até ao processo de regulação para aprovação oficial e produção comercial, tendo-se tornado o elo de ligação essencial às multinacionais farmacêuticas que investigam novos medicamentos. 

Contando com uma equipa de profissionais de alto nível científico, a Hovione diferencia-se da concorrência através de produtos de vanguarda fabricados por processos desenvolvidos pela sua investigação. Entre esses produtos destaque-se a produção de componentes activos para a produção de medicamentos de combate ao HIV. 

A este respeito, refira-se que, como o maior investidor em Investigação e Desenvolvimento na indústria farmacêutica portuguesa, a Hovione já desenvolveu mais de 100 processos de síntese química próprios e depositou mais de 500 patentes no mundo inteiro, das quais 400 ainda se encontram em vigor.
 

Para mais informações sobre a Hovione, por favor visite www.hovione.pt , www.hovione.com  ou contacte a Área de Comunicação (Isabel Pina, tel. 21 982 9362, email: ).

 

 
  ¬ back to top