Notícias

Comunicado de Imprensa / 26 Maio 2017

Hovione forma parceria com instituições de ensino para a criação de curso de analistas químicos

Primeiro Contrato do Programa 9°W representa um investimento em infraestrurura de formação de um milhão de Euros

 

  • Primeiro curso arranca em Janeiro de 2018 e vai preparar 24 analistas químicos para carreiras na industria farmacêutica;
  • Parceria entre o Hovione e consorcio académico vai formar profissionais altamente qualificados numa área de elevada empregabilidade.

 

Lisboa, 24 de Maio de 2017:  A Hovione assinou hoje, com um consórcio de quatro instituições do ensino superior, secundário regular e profissional, o primeiro contrato do Programa 9oW para o arranque de um curso de analistas químicos a iniciar em Janeiro de 2018. Esta iniciativa representa um investimento de um milhão de Euros e vai formar 12 analistas químicos por semestre pelo menos durante três anos.

O consórcio é formado pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), pela Escola Secundária Fonseca de Benevides, pela Escola Profissional de Educação para o Desenvolvimento e pela Escola Profissional de Setúbal.

«Com este projeto a Hovione pretende trabalhar em conjunto com o sistema de ensino Português para colmatar a escassez de recursos humanos nesta área, permitindo que estudantes provenientes de cursos de formação profissional ou do ensino secundário se tornem analistas químicos. Não é só uma questão de criar emprego, vamos dar oportunidades de carreira», sublinhou Guy Villax, Administrador Delegado da Hovione.

A Hovione vai financiar a instalação no ISEL de um laboratório de química analítica completamente dotado do mais moderno equipamento. Neste espaço os estudantes que já receberam formação durante dois anos (junto das instituições do consorcio e não só) irão receber formação pratica e especializada durante 6 meses num ambiente que reúne as condições necessárias ao desenvolvimento das competências necessárias para que possam ingressar com sucesso nos laboratórios analíticos da indústria farmacêutica. O início do primeiro curso de analistas químicos está previsto para 15 de Janeiro de 2018. No final do curso é expectável que haja grande procura de analistas com estas competências.

Com o Programa 9oW, lançado em Setembro de 2016, a Hovione propõe-se trabalhar em parceria com Instituições Académicas, ao longo de três anos, para desenvolver projetos inovadores, relevantes que respondam às atuais e futuras necessidades da Empresa e da indústria farmacêutica em geral.

A Hovione investiga e desenvolve novos processos químicos e produz princípios ativos para a indústria farmacêutica mundial. Emprega mundialmente cerca de 1700 pessoas, das quais 830 em Portugal. A Hovione é o maior empregador privado de doutorados em Portugal (59) e tem presentemente sete alunos de doutoramento na Empresa. A sua atividade de investigação e desenvolvimento em Portugal emprega 246 técnicos e cientistas.

 

 programa-9w-cerimonia-assinatura

Legenda (da esquerda para a direita):
João Santos (Escola Fonseca Benevides), Mª Celeste Serra (ISEL), Alexandra Costa (ISEL), Sónia Amaral (Hovione), Joana Bicudo (Hovione), João Alves da Silva (ISEL), Guy Villax (Hovione), Jorge de Sousa (ISEL), Ricardo González Felipe (ISEL), Paulo Martins (EPED), Marta Duque (EPED) e Mª Manuela Figueiredo da Silva (Escola Fonseca Benevides).

Também em Notícias