Notícias

Article / Jul 07, 2016

Hovione desafia cientistas para concurso de cinco milhões de euros

Público, 7 Julho 2016

A empresa farmacêutica Hovione anunciou, o lançamento do programa 9ºW que prevê disponibilizar cinco milhões de euros para três projectos durante três anos. O desafio é dirigido a universidades e centros de investigação e não é completamente desinteressado.

Chama-se 9ºW (9 graus Oeste) porque esta é a longitude de Lisboa e porque o programa é inspirado no Prémio Longitude, que no século XVIII quis premiar a descoberta do cálculo da longitude na navegação de alto-mar com 20 mil libras. Desta vez, a verba disponível é de cinco milhões de euros e será atribuída pela empresa farmacêutica portuguesa Hovione. O avultado investimento, anunciado esta quarta-feira no Encontro Ciência 2016, em Lisboa, quer “reforçar as parcerias com universidades e centros de investigação portugueses” mas não será inteiramente desinteressado. A ideia é escolher três projectos que apresentem soluções para problemas concretos que a empresa enfrenta actualmente.

Leia o artigo no Público

 

Também em Notícias

See All

A farmacêutica portuguesa Hovione anunciou na quinta-feira que se tornou a primeira empresa em Macau a ser reconhecida como 'Top Employer', uma certificação atribuída pela excelência das práticas de gestão de pessoas. O diretor de recursos humanos da Hovione Macau, Douglas Lau, disse que esta distinção "é uma verdadeira conquista" e que "demonstra que as empresas em Macau podem oferecer o mesmo ambiente de trabalho de alta qualidade que em qualquer outro lugar do mundo". A certificação é "também mais uma demonstração de como a Hovione cria empregos que têm valor real tanto para os membros da nossa equipa como para a sociedade em geral", acrescentou, em comunicado. O responsável lembrou que a Hovione, que se estabeleceu em Macau em 1986, recebe hoje a medalha de Mérito Industrial e Comercial, atribuída pelo Governo local, nos 24 anos da Região Administrativa Especial chinesa. Em dezembro, o diretor-geral da empresa em Macau, Eddy Leong, disse à Lusa que a medalha concecida pelo Governo de Macau é "uma grande honra" e reflete a "longa e bem-sucedida" história da Hovione no território. Ao destacar a "equipa forte" dedicada "à investigação e à qualidade", com "diversos êxitos" obtidos, o chefe do Governo de Macau, Ho Iat Seng, referiu que a expansão do negócio da Hovione "no mercado asiático está já a aproveitar as oportunidades proporcionadas pelo desenvolvimento da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau", contribuindo para o desenvolvimento da indústria de `big health` de Macau e a diversificação da economia, de acordo com uma nota oficial, divulgada em dezembro. A Zona de Cooperação Aprofundada, em Hengqin, é um projeto lançado por Pequim, em 2021, gerido conjuntamente pela província de Guangdong e Macau, com uma área de cerca de 106 quilómetros quadrados e uma população de mais de 53 mil habitantes. Fundada em 1959, a Hovione sublinhou ter recebido a certificação `Top Employer` pelo segundo ano consecutivo, nas outras três fábricas e laboratórios que opera em Portugal, na Irlanda e nos Estados Unidos. A farmacêutica foi uma das 49 empresas em Portugal a obter esta certificação do Top Employers Institute, uma entidade internacional que distingue e certifica, a nível global, as condições que as empresas criam para os seus trabalhadores.   Leia o artigo completo em RTP

Press Clipping

Farmacêutica portuguesa primeira empresa considerada 'Top Employer' em Macau

Jan 19, 2024